quinta-feira, 30 de junho de 2016

Espetada de Tofu

Uma das minhas resoluções para este ano é comer mais comida vegetariana. Não pretendo deixar de comer carne e peixe (até porque acho que não conseguiria, gosto demasiado), mas queria aumentar o meu número de refeições vegetarianas. Já era adepta de soja, mas de tofu ainda não, e por isso ando a experimentar receitas.



Preparação:
  1. Cortar o tofu em cubos
  2. Temperar o tofu com sumo de limão, cominhos, alho, sal e pimenta. Deixar a marinar durante pelo menos 30 minutos
  3. Cortar o tomate e o pimento em pequenos pedaços
  4. Montar as espetadas, alternando o tofu com o tomate e pimento
  5. Numa chapa para grelhar, colocar um fio de azeite, e cozinhar as espetadas
  6. Servir com esparregado e salada.

domingo, 26 de junho de 2016

Bife de Atum com Molho de Laranja

Bife de atum grelhado é bastante simples de fazer e o toque da laranja dá-lhe uma frescura que combina com o tempo quente de Verão.



Preparação:
  1. Deixar o bife de atum a marinar com sumo de laranja e de limão, orégãos, dentes de alho, sal e pimenta, pelo menos durante 30 minutos
  2. Numa chapa, colocar um fio de azeite, e grelhar o bife de atum por +/- 4 minutos cada lado
  3. Quando estiver quase cozinhado, deitar a marinada por cima
  4. Servir com batata doce cozida e salada

terça-feira, 21 de junho de 2016

Tofu Grelhado

Não estou aqui para vos enganar, e por isso não vou começar o texto com "experimentei tofu grelhado e é mesmo saboroso!". Já fiz bolonhesa e caril de tofu e gostei bastante, mas tofu grelhado é mesmo um "pãozinho sem sal". E deixei o tofu a marinar durante algumas horas! O tofu precisa de ficar a marinar algum tempo antes de cozinhar para ganhar sabor. O tofu funciona como uma esponja, absorve tudo.
Perante into, tofu grelhado não substitui de todo um bife grelhado, mas é bom para variar e não comer sempre carne ou peixe.



domingo, 19 de junho de 2016

Cheesecake Americano

Este foi o meu outro bolo de aniversário. Nunca tinha comido, muito menos tinha feito um cheesecake americano, mas decidi arriscar. Como adoro o típico cheesecake, achei que também iria gostar do americano. E gostei bastante! Gostei do sabor da bolacha torrada da base com o doce do creme.

Tal como no Bolo Mousse de Chocolate, também esta receita veio do La Dolce Rita. Apenas aumentei as quantidades porque a minha forma é maior.




Preparação:
  1. Base: Triturar as bolachas e misturar com a manteiga derretida
  2. Espalhar a mistura pelo fundo de uma forma com aro removível, e pressionar bem
  3. Levar ao forno pré-aquecido a 170ºC durante cerca de 10 minutos
  4. Creme: Bater o queijo com o açúcar
  5. Juntar os ovos um a um enquanto se bate, depois a baunilha e o sumo de limão
  6. Colocar o creme na forma e levar ao forno entre 45 minutos a 1 hora (as bordas do bolo têm de estar cozidas mas a parte do meio mole, de modo a quando se abanar a forma, o centro tremer, significando que não está completamente cozido)
  7. Desligar o forno e deixar o cheesecake no forno desligado por 1 hora, e depois mais 30 minutos a 1 hora à temperatura ambiente
  8. Levar ao frigorífico pelo menos 4 horas (de preferência de um dia para o outro) antes de desenformar
  9. Cobertura: Cobrir com a compota e decorar com os frutos vermelhos

sábado, 18 de junho de 2016

Massa para Pizza na MFP

Tal como disse no último post, fiz anos, e convidei algumas amigas para almoçar em minha casa. O prato principal ficou a meu cargo (e o bolo também mas ficará para outro post), e a escolha recaiu em pizzas caseiras. Já há algum tempo que não comia pizza e estava a apetecer-me imenso. 

No dia anterior ao almoço, fiz a massa na máquina de fazer pão, onde foi amassada e onde levedou. Deixei-a durante a noite no frigorífico e no dia a seguir estiquei-a. A massa com as quantidades que aqui vos dou, deu para dois tabuleiros (daqueles quadrados que vêm com os fornos). Podem sempre dividir a massa e congelar uma parte para usarem mais tarde.

A minha mãe preparou um molho de tomate caseiro que serviu de base, e cobri com diversos ingredientes. Embora tenha feito duas pizzas, é como se tivesse feito quatro diferentes. Fiz uma pizza do mar com camarão e delícias do mar, uma tropical com ananás, uma com chouriço, e ainda uma com atum. Assim, tinha a certeza que iria agradar a todas as minhas amigas, e assim foi!

Esta é a única foto que tenho da pizza, onde já faltava uma fila de 4 quadradinhos de pizza. A fome era negra, até me esqueci de tirar fotos! (ahah)


Ingredientes:
300ml de água morna
3 c. sopa de azeite
600g farinha T55 sem fermento
1 c. chá sal
1 saqueta de fermento 


Preparação:
  1. Colocar os ingredientes na cuba da máquina pela ordem acima descrita
  2. Escolher o programa "Massa" (Amassar e Levedar)
  3. Quando terminar, reservar no frigorífico ou dividir a massa em duas bolas e esticar a massa numa bancada polvilhada com farinha
  4. Colocar a massa num tabuleiro polvilhado com farinha, picar com um garfo e rechear a gosto
  5. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20-30 minutos

terça-feira, 14 de junho de 2016

Bolo Mousse de Chocolate

O meu aniversário foi na sexta-feira e fiz este bolo para o almoço com a família. Este bolo só surgiu porque a pavlova que fiz anteriormente correu tão mal que não poderia apresentá-la a ninguém (embora soubesse bem).
A receita é da La Dolce Rita, apenas dobrei a receita porque a minha forma é maior. Tal como ela diz, o ideal será comer o bolo ainda quente para a mousse estar líquida. O que não foi o meu caso. Ainda assim, ficou um bolo bastante saboroso, húmido e que agradou a todos.



Preparação:
  1. Derreter o chocolate com a manteiga
  2. Juntar o açúcar e misturar
  3. Adicionar os ovos e a baunilha, e misturar
  4. Adicionar a farinha e o fermento, envolver bem
  5. Colocar a massa numa forma untada e forrada com papel vegetal
  6. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC entre 8-10 minutos
  7. Cobrir com iogurte grego natural e frutos vermelhos

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Espetadas de Atum

Fiquei mesmo deliciada com esta receita. Não é nada complicado montar as espetadas, e ficaram tão deliciosas que tenho a certeza que irei repetir!



segunda-feira, 6 de junho de 2016

Bolachas de Banana e Aveia

Com apenas 2 ingredientes se pode fazer umas deliciosas e nutritivas bolachas. Eu optei também por juntar uma mistura de frutos secos picados e canela, mas isso fica ao gosto de cada um.




Preparação:
  1. Misturar bem as bananas com a aveia
  2. Opcional: juntar frutos secos picados a gosto e canela em pó
  3. Fazer pequenos montinhos e levar ao forno a 180ºC durante +/- 20 minutos