quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Cheesecake de Maçã e Canela

Ando numa onda de cheesecakes, depois do de figo, agora foi a vez de maçã e canela, para mim, o casamento perfeito. Resolvi experimentar usar bocados de maçã entre o creme, e não foi de todo uma má ideia. Eu adorei! Para começar adoro cheesecake, e adoro maçã com canela, por isso, foi só juntar o útil ao agradável. Até me disseram que escolhi a profissão errada, talvez sim, talvez não, mas por enquanto a cozinha é para os tempos livres.


Ingredientes:
- 300g de bolacha maria
- 120g de margarina amolecida
- 1 lata de leite condensado
- 4dl de natas frias
- 200g de queijo mascarpone
- 8 folhas de gelatina incolor
- 6 maçãs
- 8 colheres de sopa de açúcar
- 6 colheres de sopa de água
- canela
- pau de canela


Preparação:
  1. Esmagar as bolachas com a ajuda de um rolo de cozinha. 
  2. Colocar numa tigela as bolachas esmagadas, e adicionar a margarina e amassar bem. Colocar um aro com 25cm de diâmetro dentro de um prato de servir, e preencher o fundo com o preparado de bolacha. Calcar bem e reservar no frio.
  3. Descascar e cortar as maçãs aos pedaços e levar ao lume juntamente com o açúcar, a água e 2 colheres de chá de canela. Deixar ferver uns minutos.
  4. Reservar alguns pedaços de maçã para a decoração. Com metade da restante maçã cortar aos pedaços bem pequenos, e com a outra metade moer com a varinha mágica. Deixar arrefecer.
  5. Demolhar as folhas de gelatina em água fria por 2 minutos. Escorrer e derreter em um pouco de leite condensado. Numa tigela, misturar o leite condensado com o queijo e a gelatina derretida.
  6. Bater as natas em neve  até ficarem bem firmes e envolver no preparado anterior.
  7. Colocar dentro do aro metade do creme espalhando uniformemente. Adicionar os pedaços de maçã e colocar o restante creme por cima. Levar ao frio para solidificar. 
  8. Antes de servir, remover o aro e cobrir a superfície com a maçã moída. Decorar com a maçã reservada e com paus de canela, e polvilhar com canela a gosto.

5 comentários:

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!