sábado, 18 de junho de 2016

Massa para Pizza na MFP

Tal como disse no último post, fiz anos, e convidei algumas amigas para almoçar em minha casa. O prato principal ficou a meu cargo (e o bolo também mas ficará para outro post), e a escolha recaiu em pizzas caseiras. Já há algum tempo que não comia pizza e estava a apetecer-me imenso. 

No dia anterior ao almoço, fiz a massa na máquina de fazer pão, onde foi amassada e onde levedou. Deixei-a durante a noite no frigorífico e no dia a seguir estiquei-a. A massa com as quantidades que aqui vos dou, deu para dois tabuleiros (daqueles quadrados que vêm com os fornos). Podem sempre dividir a massa e congelar uma parte para usarem mais tarde.

A minha mãe preparou um molho de tomate caseiro que serviu de base, e cobri com diversos ingredientes. Embora tenha feito duas pizzas, é como se tivesse feito quatro diferentes. Fiz uma pizza do mar com camarão e delícias do mar, uma tropical com ananás, uma com chouriço, e ainda uma com atum. Assim, tinha a certeza que iria agradar a todas as minhas amigas, e assim foi!

Esta é a única foto que tenho da pizza, onde já faltava uma fila de 4 quadradinhos de pizza. A fome era negra, até me esqueci de tirar fotos! (ahah)


Ingredientes:
300ml de água morna
3 c. sopa de azeite
600g farinha T55 sem fermento
1 c. chá sal
1 saqueta de fermento 


Preparação:
  1. Colocar os ingredientes na cuba da máquina pela ordem acima descrita
  2. Escolher o programa "Massa" (Amassar e Levedar)
  3. Quando terminar, reservar no frigorífico ou dividir a massa em duas bolas e esticar a massa numa bancada polvilhada com farinha
  4. Colocar a massa num tabuleiro polvilhado com farinha, picar com um garfo e rechear a gosto
  5. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20-30 minutos

3 comentários:

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!