terça-feira, 3 de julho de 2012

Delícia de Ananás

No início da semana apostei num doce fresco de ananás para o restaurante da família. Embora à primeira vista pareça que é uma sobremesa de morango derivado à cor rosa, desenganem-se, é mesmo de ananás. Na receita original, o ingrediente principal era a polpa de manga, mas como não tinha, resolvi fazer com ananás.  Como a manga é laranja, no final ficava um bonito doce com camadas alaranjadas e brancas. Mas só me lembrei que com o ananás não iria conseguir esse efeito minutos antes de montar o doce. E de repente, a única solução que me surgiu foi usar corante alimentar, e como o único que tenho é rosa, foi o que usei.



Ingredientes:
- 20g de farinha
- 80g de açúcar
- 1 ovo
- 1 gema
- 2,5dl de leite
- 8 folhas de gelatina
- 2dl de natas
- 1 lata grande de ananás
- 12 palitos de champanhe
- corante alimentar rosa
- hortelã


Preparação:
  1. Passar uma forma tipo bolo inglês por água e forrá-la com película aderente.
  2. Juntar a farinha com o açúcar, o ovo, a gema e misturar bem. Adicionar o leite e levar a lume brando, mexendo até engrossar.
  3. Retirar o creme do lume e deixar arrefecer um pouco, mexendo ocasionalmente.
  4. Demolhar as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos, escorrê-las e adicioná-las ao preparado até derreterem. Deixar o creme arrefecer completamente.
  5. Bater as natas em neve. Adicionar-lhes o creme já frio e envolver até obter um creme homogéneo. Dividir o preparado e duas partes iguais.
  6. Moer o ananás e a calda com a varinha mágica, reservando uma rodela de ananás para a decoração.
  7. Reservar 2dl da polpa de ananás. Juntar a restante polpa e um pouco de corante rosa a uma das partes do creme e misturar. Reservar os dois cremes no frigorífico até solidificarem um pouco.
  8. Verter os dois cremes na forma em camadas alternadas (caso os cremes não estejam muito sólidos, colocar a forma no congelador 10 minutos entre cada camada).
  9. Cobrir com os palitos de champanhe e levar ao frigorífico a solidificar. Quando estiver bem firme, desenformar e retirar a película aderente.
  10. Cobrir com a restante polpa e decorar com ananás, hortelã e fruta cristalizada.


Bon appétit!

3 comentários:

  1. Isso parece-me muito bem, mas venha de lá a receita!!! ;)

    ResponderEliminar
  2. Continuas imparável!! Cada um melhor que o outro, já deves ter uma legião de fãs no restaurante ;)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!