sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Bolo de Amêndoa, Passas e Mel

Ontem resolvi fazer um bolo, mas confesso que poderia ter corrido melhor. Para começar, cá em Lisboa não tinha forma para bolos então fui comprar uma, e tinha uma certa curiosidade em experimentar as formas de silicone, por isso comprei uma dessas. Mas não gostei muito, é muito maleável e tem de se ter cuidado para a massa do bolo não ir parar ao chão enquanto se está a colocar a forma no forno. Em segundo, o forno de cá é antigo. Não é eléctrico e eu não tenho indicações da sua temperatura. A opção é colocar o forno na posição máxima ou mínima... e eu resolvi colocar entre essas duas posições. Resultado, passado 40 minutos o bolo ainda estava completamente cru, então resolvi aumentar a temperatura. Mas a sensação que tive foi que o forno aquece imenso na parte de baixo, e não aquece uniformemente. 
O forno também não tem luz, e por isso, tive de abrir imensas vezes o forno durante a cozedura do bolo, o que não é muito bom. Conclusão, o bolo ficou com uma camada bem queimada no fundo. Bem, mas tirando essa parte, até que o bolo não ficou mau, sobretudo com o mel por cima. Mas para quem está habituada a fazer bolos num forno moderno, ontem vi a coisa mal parada...
O resultado do bolo foi este.


Ingredientes:
- 170g de margarina amolecida
- 200g de açúcar
- 4 ovos
- 150g de farinha
- 150g de miolo de amêndoa moído (sem pele)
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 125g de passas
- 4 colheres de sopa de mel


Preparação:
  1. Bater a margarina com o açúcar até obter um preparado cremoso.
  2. Juntar os ovos um a um, adicionando uma colher de farinha peneirada entre cada ovo, batendo após cada adição.
  3. Incorporar o miolo de amêndoa moído, as passas e a farinha previamente peneirada com o fermento. Envolver muito bem.
  4. Transferir o preparado para a forma e levar ao forno por 45 minutos, pré-aquecido a 170ºC.
  5. Retirar do forno e espalhar o mel de maneira uniforme sobre o bolo quente. Deixar arrefecer antes de desenformar e fatiar.

4 comentários:

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!