quinta-feira, 10 de maio de 2012

Bolo Fresco de Morango com Salame de Chocolate

Ontem o meu avô fez 82 anos e a pasteleira de serviço fui eu, pois está claro. Como o meu avô gosta muito de salame de chocolate e o Verão parece que chegou, aliei as duas coisas num Bolo Fresco de Morango com Salame de Chocolate. Ficou bem docinho e fresco, óptimo para estes dias quentes.


Ingredientes para o Salame de Chocolate:
- 100g de margarina
- 200g de açúcar
- 2 ovos
- 200g de chocolate em pó
- 200g de bolachas Maria

Ingredientes para o Semifrio de Morango:
- 500g de morangos
- 70g de açúcar
- sumo de 1/2 limão
- 1 lata de leite condensado
- 8 folhas de gelatina vermelhas
- 3dl de natas frias

Salame de Chocolate: Bater a margarina com o açúcar. Incorporar os ovos, o chocolate em pó e as bolachas partidas em pedaços pequenos e misturar bem. Colocar o preparado no centro de um folha de papel vegetal polvilhada com açúcar, e moldar um rolo. Cobrir o rolo com papel de alumínio polvilhado com açúcar e levar ao frio umas horas.

Semifrio de Morango: Cortar os morangos em pedaços pequenos, juntar o açúcar e o sumo de limão, e reduzir a puré com a varinha mágica. Adicionar o leite condensado e misturar. Demolhar as folhas de gelatina por 5 minutos em água fria. Escorrê-las e derretê-las em um pouco do preparado de morangos. Incorporar a gelatina no preparado anterior, assim como as natas batidas em neve. Se a mistura estiver muito líquida, levar um pouco ao congelador.

Montagem: Depois de o salame estar bem duro, cortá-lo em fatias finas, todas com a mesma espessura. Colocar um aro com 25cm de diâmetro sobre um prato, e dispor as fatias de salame no fundo e nas laterais. Verter o preparado de morango na forma e levar ao frio para solidificar. Decorar com morangos.

Bon appétit

2 comentários:

  1. Mas que idiota anda a minha Tixinha.

    é só ideias novas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha mãe é que se lembrou de que eu podia fazer um salame com semifrio, e por acaso encontrei esta receita numa revista :P

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!