domingo, 13 de setembro de 2015

O horror, o drama, a tragédia!

Há uns dias atrás aconteceu um acidente no meu local de trabalho (laboratório) que no meio de tudo ainda tive sorte.
Pois que uma prateleira do armário onde guardamos os reagentes cedeu e um frasco de ácido partiu-se em cima dos meus pés.

Sorte nº 1: não estava sozinha no laboratório e por isso tive quem me acudisse
Sorte nº 2: tive a destreza e rapidez de segurar na prateleira em queda e impedir que mais frascos se partissem
Sorte nº 3: estava de ténis e não de sandálias, e não me queimei
Sorte nº 4: estava com uns ténis de 3€ da primark e não com as all stars (sim, porque assim que vi que tinha os ténis ensopados, lixo com eles)

Pânico nº 1: o que estava dentro do frasco? Começámos imediatamente a lacrimejar, a sentir a garganta a irritar, o cheiro era tão forte que parecia que se sentia percorrer do nariz até aos pulmões. No meio dos cacos tentámos encontrar a etiqueta que nos dissesse o que era o líquido. "Propionic acid"

Pânico nº 2: um colega diz que foi pesquisar sobre o ácido na internet e a primeira coisa que aparecia era uma notícia do género "grupo de investigadores morre ao inalar ácido propiónico". "ESTÁS A GOZAR???!!!!". Sim, estava...

Sorte nº 5: o ácido era "apenas" corrosivo, super inflamável e irritante para as mucosas, e não era mutagénico nem cancerígeno

Pânico nº 3: como vamos limpar o chão do laboratório e livrar-nos deste cheiro?! O nosso laboratório não foi construído para ser um laboratório (na verdade é uma antiga lavandaria) e por isso não tem as condições de segurança que deveria. Por falar nisso, deveria haver uma espécie de ASAE dos laboratórios que fizesse uma visturia, e multasse os que não estavam em condições, já que os das instituições acima de nós não se preocupam!

Aliás, o querido chefe, responsável pelo laboratório, assim que sentiu o cheiro, fechou-se no gabinete e nem teve a preocupação/sensibilidade de perguntar se estavamos todos bem, ou se precisavamos de ajuda. Depois do laboratório limpo (o melhor que conseguimos), ainda perguntou retoricamente, "Mas ninguém morreu, pois não?!". Não, mas bem podíamos ter desmaiado todos que ele nem dava por isso!

Com isto devemos ter perdido uns anos de vida... merdas de trabalhar num laboratório...

4 comentários:

  1. Ainda bem que nao aconteceu nada de grave. Tenho pavor de quimicos. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Isso foi mesmo uma m**. São cenas que não deviam acontecer de todo. Quero a ASAE de laboratórios :D
    Felizmente estão tds bem

    *

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!