segunda-feira, 7 de maio de 2012

Bolo de Baunilha e Framboesa

Ontem foi o Dia da Mãe e não podia deixar de fazer um bolo. Que por sinal ficou bem bom! Cada vez gosto mais de bolos com frutos silvestres. A receita foi retirada do blog Baunilha e Caramelo embora eu tenha feito algumas alterações.


Ingredientes
Bolo:
- 280g de açúcar
- 1 colher de chá de açúcar baunilhado
- 300g de farinha
- 1 colher de chá de fermento
- 80g de margarina à temperatura ambiente 
- 3 ovos
- 200ml de leite

Creme de Baunilha (cobertura):
- 300ml de leite
- 60g de açúcar
- 1 colher de chá de açúcar baunilhado
- 15g de farinha
- 15g de maisena
- 2 gemas

Recheio de Framboesa:
- 300g de framboesas congeladas
- 100g de açúcar
- 1 cálice de Vinho do Porto
- 1 pau de canela


Bolo: Juntar a margarina, o açúcar, o açúcar baunilhado, o fermento e a farinha peneirada. Com a batedeira na velocidade lenta, misturar bem todos os ingredientes.
À parte juntar os ovos com o leite e misturar até ficar homogéneo. Adicionar 2/3 da mistura do leite à mistura da farinha e bater. Juntar o restante leite e bater até obter uma massa fofa e homogénea. Untar uma forma com margarina e farinha, colocar a massa e levar ao forno a 180ºC durante +/- 40 min.

Creme de Baunilha: Misturar as gemas, o açúcar, o açúcar baunilhado, a farinha e a maisena. Levar ao lume o leite, quando ferver, retirar do lume e juntar 1/3 à mistura das gemas e misturar. Transferir a mistura das gemas para o tacho que esteve ao lume e misturar bem. Levar novamente ao lume, mexendo sempre com a vara de arames até engrossar e ficar com a consistência de um creme espesso.
Retirar o creme do lume e transferir para uma taça. Tapar o creme com película aderente, esta deve ficar directamente em contacto com o creme para evitar que este crie uma superfície dura. Deixar arrefecer completamente e posteriormente guardar no frigorífico até utilizar.

Recheio de Framboesa: Levar ao lume as framboesas, o açúcar, o cálice de vinho do Porto e o pau de canela. Deixar arrefece.

Montagem: Cortar o bolo em três camadas. Colocar a primeira camada no prato de servir. Cobrir a primeira camada com o doce de framboesa, colocar a segunda camada de bolo e cobrir com o restante doce de framboesa. Colocar a terceira camada de bolo e cobrir com o creme de baunilha. Decorar com framboesas frescas (mas as minhas eram congeladas) e levar ao frigorífico até à hora de servir.

Bon appétit

2 comentários:

  1. Nhami nhami :P Que bom aspecto...

    E eu cheia de fome....aiai como o corpo sofre ahah :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tens de fazer uma pausa para alimentar o corpo senão depois não raciocinas :P

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!