sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

2º Dia em Madrid

Iniciámos o segundo dia com uma caminhada até a Plaza de Cibeles. Esta praça é um dos locais mais simbólicos da cidade de Madrid, e no seu centro encontramos a Fonte de Cibeles, esculpida em 1782.

Descemos a Calle de Alcalá até chegarmos à Praça da Independência, onde encontrámos a Puerta de Alcalá. Foi construída em 1778 pelo rei Carlos III para servir como porta de entrada da cidade.

Ainda antes do almoço iniciámos a visita ao Triângulo de Ouro da Arte, constituido pelo Museu do Prado, Museu Reina Sofia e Museu Thyssen Bornemisza. Comecámos por este último, que mostra as colecções cronologicamente, começando no Renascimento e terminando no século XX. No Museu Thyssen-Bornemisza podemos encontrar obras de Caravaggio, Picasso, Salavador Dalí, entre outros.
Não era permitido recolher fotografias do seu interior.

A tarde foi iniciada com a visita ao Museo Reina Sofía, considerado um dos mais importantes museus de arte moderna espanhóis. É lá que se encontra a tão famosa obra de Pablo Picasso, Guernica. O museu tem um pátio com uma fonte e algumas esculturas.

Antes de nos dirigirmo-nos ao último museu do Triângulo de Ouro da Arte, demos um pulo à Estação de Atocha, o palco dos atentados de 11 de Março. No seu interior encontramos um jardim tropical com 7200 plantas de 260 espécies diferentes, e também diversas tartarugas.

Ainda antes de irmos visitar o Museu do Prado, demos um passeio pelo Real Jardín Botánico onde podemos encontrar espécies com mais de dois séculos de existência. Este jardim alberga três principais espaços: as plantas da América, as plantas do Pacífico e as plantas europeias.


Dirigimo-nos então para o museu mais concorrido, o único em que estivemos de estar numa longa fila para entrar, o Museu do Prado. Este importante museu alberga inúmeras e valiosíssimas colecções, tanto de pintura como de escultura. É lá que se pode ver a tão famosa obra de Diego Velázquez, As Meninas.

Já ao final do dia fomos dar um passeio pelo Parque do Retiro, as pernas já se queixavam de cansaço e por isso o passeio foi curto. O parque tem uma área de 118 hectares e foi criado entre 1630 e 1640. No parque encontra-se uma grande lagoa onde se pode andar de barco e onde se encontra o Monumento a Afonso XII.

5 comentários:

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!