terça-feira, 22 de maio de 2012

Torta de Amêndoa

O Algarve não é só praia, sol e calor. Também tem boa gastronomia. E a amêndoa é frequentemente utilizada nos doces típicos do Algarve.

E, como boa algarvia que sou, tinha de fazer um doce com amêndoa. O escolhido foi a Torta de Amêndoa.


Ingredientes:
- 5 ovos
- 100g de margarina
- 150g de miolo de amêndoa
- 100g de farinha
- 250g de açúcar
- 1 colher de sopa de fermento
- 125g de ovos moles

Decoração:
- 125g de ovos moles
- amêndoa
- gila

Bater os ovos juntamente com o açúcar. Adicionar a margarina amolecida e o miolo de amêndoa e bater mais um pouco. A seguir juntar a farinha e o fermento peneirados e envolver tudo muito bem. Levar ao forno a 180ºC durante +/- 25 minutos.
Depois de cozida, retirar do forno e virar o tabuleiro sobre papel vegetal polvilhado com açúcar, cobrir com os ovos moles, enrolar a torta e deixar arrefecer com o papel vegetal e com um pano enrolado. Quando já estiver fria, decorar com ovos moles, gila e amêndoa. 


Bon appétit

10 comentários:

  1. ola tixa,
    adoro amêndoa, acho k ia gostar muito da tua torta. as fotografias estão muito giras =) beijocas

    ResponderEliminar
  2. Podes trazer uma dessas quando for lá no lab a comemoração da publicaçao do artigo:P

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que ia adorar essa bela torta...

    Para quem ainda não comeu nada hoje...sabia mais do que bem...Hum hum...

    Bjs*

    ResponderEliminar
  4. Que linda torta :)
    Por aqui até abriu o apetite!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Peço desculpa, mas a verdadeira torta de amêndoa ,algarvia não leva farinha , não deixa de ser torta de amendoa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou fazer, mas sem farinha acrsecento mais amendoa...

      Eliminar
    2. Eu vou fazer, mas sem farinha acrsecento mais amendoa...

      Eliminar
    3. Eu uso farinha porque sigo a receita da minha avó e gosto assim, mas sem farinha também deve ficar bom :)

      Eliminar
  6. Que maravilha de torta! Só não gosto de as enrolar :/
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!