sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dia Internacional do Beijo

Hoje é o Dia Internacional do Beijo!
Em latim, beijo significa toque dos lábios. A razão como o beijo surgiu não é claro. Cientistas, antropólogos, historiadores e filósofos têm diferentes teorias sobre como o beijo se originou.
Uma das teorias remonta ao século XIX, onde em Itália existia um Don Juan, o Enrique Porchelo, que beijava todas as mulheres da vila, inclusive as casadas. No dia 13 de Abril de 1882, o padre local, injuriado, ofereceu um prémio em moedas de ouro às mulheres que ainda não tivessem sido beijadas pelo tal homem. Porém, nenhuma mulher apareceu para receber o prémio. Dizem que o padre morreu e o dinheiro continua por lá, em algum lugar.
V-J Day in Times Square

As 10 principais curiosidades sobre o beijo:
  1. Para beijar, o ser humano movimenta 29 músculos (12 dos lábios e 17 da língua).
  2. Uma pessoa troca, em média, 24 mil beijos ao longo da sua vida.
  3. Os beijos na boca previnem cáries e placa bacteriana, pois estimulam a produção de saliva, mantendo os dentes limpos e ajudando a controlar a acidez da boca.
  4. As batidas do coração sobem, em média, de 70 para 150 vezes por minuto durante o beijo. Isso força o coração a bombear 1 litro de sangue a mais, pois as células precisam de mais oxigénio para trabalhar.
  5. Um beijo pode transmitir 250 vírus e bactérias diferentes.
  6. Quando se beija alguém, resíduos da sua saliva permanecem na nossa boca durante 3 dias.
  7. Os beijoqueiros sofrem menos de doenças do aparelho circulatório, do estômago e da vesícula. Têm também menos casos de insónia e de dores de cabeça. E por isso, faltam menos ao trabalho por motivo de doença.
  8. Um casal tailandês arrecadou em 2011, o prémio do Guinness para o beijo mais longo de sempre, com a duração de 46 horas e 24 minutos! E o americano Alfred A. E. Wol estabeleceu o recorde mundial de beijos, beijando 8 001 pessoas em oito horas!
  9. Um estudo levado a cabo pela Universidade de Princeton, em 1997, concluiu que os nossos cérebros estão equipados com neurónios que nos ajudam a encontrar os lábios do nosso amado no escuro.
  10. O final da Segunda Guerra Mundial foi anunciado em 1945. Na comemoração, um marinheiro norte americano beijou uma enfermeira no meio da rua. A foto, de Alfred Eisenstaedt, foi publicada na revista Life, tendo rodado o mundo. (Foto em cima).
     

    Deixo-vos com a minha cena favorita do filme "The Notebook".



    E com uma música adorável de 1999.



2 comentários:

  1. O que uma pessoa aprende ao ler o blog da Tixinha pah...Tou ansiosa pra próxima lição professora :) eheh

    Muito bom!

    Bjs*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então vai tirando apontamentos, porque no final há exame! ahah :p
      bjs**

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!