quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Cheesecake de Maçã e Canela

Ando numa onda de cheesecakes, depois do de figo, agora foi a vez de maçã e canela, para mim, o casamento perfeito. Resolvi experimentar usar bocados de maçã entre o creme, e não foi de todo uma má ideia. Eu adorei! Para começar adoro cheesecake, e adoro maçã com canela, por isso, foi só juntar o útil ao agradável. Até me disseram que escolhi a profissão errada, talvez sim, talvez não, mas por enquanto a cozinha é para os tempos livres.


Ingredientes:
- 300g de bolacha maria
- 120g de margarina amolecida
- 1 lata de leite condensado
- 4dl de natas frias
- 200g de queijo mascarpone
- 8 folhas de gelatina incolor
- 6 maçãs
- 8 colheres de sopa de açúcar
- 6 colheres de sopa de água
- canela
- pau de canela


Preparação:
  1. Esmagar as bolachas com a ajuda de um rolo de cozinha. 
  2. Colocar numa tigela as bolachas esmagadas, e adicionar a margarina e amassar bem. Colocar um aro com 25cm de diâmetro dentro de um prato de servir, e preencher o fundo com o preparado de bolacha. Calcar bem e reservar no frio.
  3. Descascar e cortar as maçãs aos pedaços e levar ao lume juntamente com o açúcar, a água e 2 colheres de chá de canela. Deixar ferver uns minutos.
  4. Reservar alguns pedaços de maçã para a decoração. Com metade da restante maçã cortar aos pedaços bem pequenos, e com a outra metade moer com a varinha mágica. Deixar arrefecer.
  5. Demolhar as folhas de gelatina em água fria por 2 minutos. Escorrer e derreter em um pouco de leite condensado. Numa tigela, misturar o leite condensado com o queijo e a gelatina derretida.
  6. Bater as natas em neve  até ficarem bem firmes e envolver no preparado anterior.
  7. Colocar dentro do aro metade do creme espalhando uniformemente. Adicionar os pedaços de maçã e colocar o restante creme por cima. Levar ao frio para solidificar. 
  8. Antes de servir, remover o aro e cobrir a superfície com a maçã moída. Decorar com a maçã reservada e com paus de canela, e polvilhar com canela a gosto.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Pink Neon Nails

Dias de sol e calor combinam com cores fortes. Embora o verniz seja mais rosa choque do que na verdade aparenta na foto, não é tão fluorescente como alguns que já vi e que ainda não tive a coragem de usar.


terça-feira, 28 de agosto de 2012

Sol e descanso

Nos próximos dias as únicas coisas que quero ver é praia, sol, mar e piscina. Mas espero conseguir fazer publicações no blog através do telemóvel, porque o computador vai ficar em casa a descansar.


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A Luna adora brincar às escondidas

A Luna adora e sabe brincar às escondidas. Esconde-se atrás/debaixo da cama, por detrás das cortinas, dentro da minha mala, atrás do sofá, etc, e fica à espera que eu vá à procura dela. E se por acaso passo pelo esconderijo dela e não a vejo, ela salta para as minhas pernas como quem diz "Apanhei-te!".


domingo, 26 de agosto de 2012

Leitura em dia

Hoje aproveitei para colocar a leitura em dia acompanhada de um belo sol.
Já não consigo ter pachorra (mas alguma vez tive?!) para a ressabiada Fanny, para o drama do divórcio Lucy-Djaló, para senhoras com 50 anos que agem como se tivessem no início da adolescência, para o casa, descasa, casa, descasa à velocidade do som, etc etc.
Já não há paciência para as chamadas revistas "cor-de-rosa", e por isso, virei-me para outro tipo de leitura.

Eu sou uma papa revistas! É o que dá poder ler sem pagar ;)

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Gelatina com Morangos em Casca de Melancia

No fim-de-semana passado resolvi experimentar algo que há muito tinha visto na net e que achei muito engraçado. Fiz gelatina dentro da casca da melancia. Resolvi experimentar o novo sabor de gelatina que surgiu há pouco tempo, o de melancia, mas adicionei alguns morangos. E ainda bem que o fiz, por que sinceramente achei a gelatina de melancia muito insípida, mas com os morangos ganhou sabor.


Para ter a certeza que a gelatina aderia bem à casca da melancia, reduzi um pouco a quantidade de água indicada na embalagem da gelatina. E adicionei morangos aos pedaços a gosto.


Tentei cortar fatias finas mas a gelatina aguentou poucos segundos de pé.


terça-feira, 21 de agosto de 2012

Quiche de Frango

No fim-de-semana passado fiz uma quiche de frango que me soube mesmo bem. É fácil de se preparar, e para a tonar menos calórica usei leite em vez de natas e fiambre de peru.


Ingredientes:
- 1 rolo de massa quebrada
- 3 fatias de fiambre
- 4 fatias de queijo
- 1 lata pequena de cogumelos laminados
- 1 peito de frango cozido
- 3 ovos
- 1 chávena de leite
- sal e pimenta q.b.


Preparação:
  1. Forrar uma tarteira com a massa e cortar o excedente.
  2. Cortar o fiambre e o queijo em tiras, desfiar o peito de frango e espalhar pela tarteira.
  3. Escorrer os cogumelos e colocar dentro da tarteira.
  4. Bater os ovos com o leite, e temperar com sal e pimenta a gosto. Deitar por cima da quiche.
  5. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC até a quiche estar firme e dourada (+/- 35 minutos).

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Tendência Militar

Já não é novidade que na próxima estação vai se usar imenso roupas com estilo militar e camufladas. 
Acho que nunca consegui usar nada que se possa inserir neste estilo, sou demasiado girly, e acho que ainda não vai ser este ano que vou ser convencida.

Zara

Smoothie de Melancia

No fim-de-semana resolvi fazer um smoothie para o lanche, e como tinha melancia, resolvi usá-la. Sou sincera e não gostei muito. Como a melancia é constituída por uma grande quantidade de água, o smoothie ficou demasiado aguado para o meu gosto.


Ingredientes:
- 1 fatia de melancia
- 1 iogurte natura
- gelo


Preparação:
Retirar a casca e os caroços à fatia de melancia. Cortá-la ao pedaços e adicionar o iogurte.
Triturar tudo com a varinha mágica ou numa liquidificadora, e adicionar o gelo.

domingo, 19 de agosto de 2012

O Rapaz do Pijama às Riscas

Li este livro num ápice durante o fim-de-semana passado. E bem que poderia ter sido lido numa tarde, porque é pequeno e de fácil leitura, mas eu gosto de prolongar o prazer de ler.


Por norma eu gosto de ler primeiro o livro e só depois ver o filme. Mas desta vez foi ao contrário. Aconteceu que o filme passou na tv já há uns tempos e eu vi, e mais tarde quando passei por uma feira do livro comprei o livro. Claro que ler o livro depois de ver o filme não tem o mesmo interesse, pois já sabia o que ia acontecer no final, ainda para mais porque o filme está bastante fiel ao livro. De qualquer maneira gostei de o ler, sobretudo porque demonstra a pura inocência das crianças num mundo tão cruel.


O livro retrata a história de amizade entre um filho de um capitão nazi, Bruno, e uma criança judia, Shmuel, prisioneiro num campo de concentração. E, essa doce amizade vai levar Bruno a uma desumana revelação.


sábado, 18 de agosto de 2012

Bruschetta de Atum

Ontem para o jantar houve Bruschetta de Atum. Já tinha feito bruschetta com presunto mas gostei muito mais desta com atum. Fácil de se preparar e que para mim serve bem de refeição, e ainda melhor quando acompanhada com uma refrescante limonada.


Ingredientes para 2 pessoas:
- 2 fatias de pão
- 1/2 lata de atum
- 1 tomate
- 1 dente de alho
- cogumelos q.b.
- queijo ralado q.b.
- oregãos q.b.
- azeite q.b.


Preparação:
  1. Levar as fatias de pão ao forno pré-aquecido a 180ºC, até ficarem torradas.
  2. Retirar as fatias do forno e esfreguar sobre elas o alho e um pouco de azeite.
  3. Cortar o tomate em pedaços bem pequenos. Colocá-los numa tigela com o atum e os cogumelos, temperar a gosto com os oregãos e o azeite, e misturar bem. 
  4.  Colocar essa mistura por cima das torradas e colocar um pouco de queijo ralado.
  5. Por fim levar ao forno +/- 10 minutos, até o queijo estar derretido.

A anatomia do frango

Tenho um problema com a anatomia do frango. Se me colocarem um frango assado à frente, eu sei distinguir as pernas, as coxas, o peito e as asas. A questão é, quando vou ao talho, peço um frango cortado aos pedaços, chego a casa e tenho um puzzle de 1000 peças impossível de montar, pelo menos para mim. Para começar o meu frango parecia que tinha 3 pernas, mas não sendo assim tão parva sei que não era possível, havendo por isso um pedaço de frango similar a uma perna mas que não era perna e que até agora não sei o que era. E por isso, vá, pernas e asas não tenho problemas em distinguir. O problema é ter 10 peças de frango que não sei se são peito ou coxa, bem, havia 2 ou 3 pedaços que era capaz de jurar que sabia o que eram mas... Conclusão, queria usar peito de frango na quiche, e não tenho a certeza se usei peito ou coxa... mas que era frango lá isso era!


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Lemon Nails

Hoje apeteceu-me pintar as unhas de amarelo claro. Desde que comecei a pintar a unhas, já lá vão uns aninhos, que esta é apenas a segunda vez que pinto as unhas de amarelo. Na primeira vez pintei de amarelo forte e não aguentei 24h com o verniz nas unhas, simplesmente porque não gostei. Desta vez o amarelo é mais claro e não desgosto, mas também não adoro, embora ache piada ao limão.


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O jeito que me dava

Tenho uma pancada por vernizes, e acho que isso já não é novidade. E por isso mesmo, um expositor destes ia me dar um jeitão na hora de decidir de que cor pintar as unhas, e não iria ter de tirar os vernizes um a um da caixa até me decidir. Se bem que os meus vernizes até estão minimamente organizados por tons, mas mesmo assim uma coisinha destas... só não sei onde iria colocar o expositor.


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Cheesecake de Figo

Havia muito tempo que não fazia uma sobremesa para o restaurante da família. E, no fim-de-semana passado, a sobremesa escolhida foi o cheesecake de figo, que não tive oportunidade de provar porque tive de voltar para Lisboa. No entanto, a minha mãe já me informou que o cheesecake foi um sucesso!


Ingredientes para a Base:
- 150g de bolachas tipo Maria
- 80g de margarina
- 80g de açúcar

Ingredientes para o Recheio:
- 6 folhas de gelatina incolor
- 1 lata de leite condensado
- 200g de queijo mascarpone
- 3dl de natas frias
- 50g de açúcar
- 2 colheres de sopa de compota de figo

Ingredientes para a Cobertura:
- Compota de figo q.b.


Preparação:
  1. Base: Esmagar as bolachas com a ajuda de um rolo de cozinha. 
  2. Colocar numa tigela, e adicionar a margarina, o açúcar e amassar bem. Colocar um aro com 25cm de diâmetro dentro de um prato de servir, e preencher o fundo com o preparado de bolacha. Calcar bem e reservar no frio. 
  3. Recheio: Demolhar as folhas de gelatina em água fria por 2 minutos. Escorrer e derreter em um pouco de leite condensado. 
  4. Numa tigela, misturar o leite condensado com o queijo, a compota de figo e a gelatina derretida.
  5. Bater as natas em neve e adicionar o açúcar aos poucos batendo sempre até ficarem bem firmes. Envolver no preparado anterior. 
  6. Colocar dentro do aro, espalhando uniformemente. Levar ao frio para solidificar. 
  7. Cobertura: Antes de servir, remover o aro e cobrir a superfície com a compota de figo.



Bon appétit

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Compota de Figo

O meu avô tem três figueira bastante produtivas, e para aproveitar os muitos figos que temos, resolvi fazer uma compota de figo no fim-de-semana. Foi a primeira vez que me aventurei a fazer uma compota, e para primeira vez, ficou deliciosa! Lá por casa adoraram e os meus colegas de trabalho também.
Eu nem sou grande apreciadora de figos, mas deste doce adorei!


Ingredientes:
- 1kg de figos
- 500g de açúcar
- 5dl de água
- 1 pau de canela


Preparação:
  1. Descascar e cortar os figos aos pedaços.
  2. Colocar os figos, a água e o açúcar numa panela. Levar a lume brando até engrossar (cerca de 1h30min a 2h).
  3. Colocar a compota ainda quente em frascos escaldados e colocar de imediato no frigorífico (segundo a minha avó, este método permite que a compota dure mais tempo).

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Under the Sea Nails

Andava uns dias atrás à procura de ideias para a minha manicure, até que encontrei uma que se chamava Under the Sea Nails, e eu lembrei-me imediatamente da música do filme da Pequena Sereia que é simplesmente adorável!
Em relação à manicure, confesso que a estrela do mar não ficou muito bem desenhada, mas para mim não é surpresa, não consigo desenhar uma estrela perfeita no papel, e nas unhas isso ainda se torna mais difícil.



Deixo-vos com a música que vos falei ;)


sábado, 11 de agosto de 2012

Shortbread de M&Ms

Desde que vi o Shortbread de M&Ms no blog do Bolacheiro que fiquei com vontade de experimentar. Nunca tinha comido shortbread, e nem sei como explicar o que é. Diria que está entre o bolo e a bolacha. Não é tão fofo como um bolo, nem tão duro como uma bolacha.
Fiz algumas alterações à receita original, e gostei. Visualmente acho que fica giríssimo!






Ingredientes:
- 380g de farinha
- 150g de açúcar
- 200g de margarina
- 2 gemas
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de fermento
- 150g de M&Ms de amendoim


Preparação:
  1. Bater a manteiga amolecida com o açúcar.
  2. Juntar as gemas e bater.
  3. Juntar a farinha e o fermento peneirados, e o sal. Envolver tudo muito bem.
  4. Untar uma forma com margarina e farinha.
  5. Colocar metade do creme na forma e pressionar bem. Colocar metade dos M&Ms.
  6. Colocar o restante creme na forma e pressionar bem. Colocar os restantes M&Ms.
  7. Levar ao forno pré-aquecido a 170ºC durante 40 min.


Bon appétit!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Hello Weekend!

Já despachei o trabalho que tinha de fazer no laboratório, e agora só posso avançar quando os resultados forem vistos pela minha orientadora. E como ela só volta Segunda-feira... significa que para mim o fim-de-semana já começou!!


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Get the Look - Olivia Palermo


1 - Topshop (42,78€), 2 - Blanco (24,99€), 3 - Parfois (8,99€), 4 - Stradivarius (9,95€), 5 - Blanco (6,49€)

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

E o passeio continua...

Para mim a semana de trabalho só começa amanhã, e por isso, hoje fui visitar o Jardim Botânico d'Ajuda, aproveitando o facto de eu ter acesso gratuito. Sinceramente esperava que o jardim fosse maior, mas é bastante bonito. Para quem não conhece, pode ficar com uma ideia através destas fotos.






domingo, 5 de agosto de 2012

Dia em Belém

Hoje continuei em modo turista, e o dia foi passado em Belém. A visita turística começou no Mosteiro dos Jerónimos, seguiu-se para a Torre de Belém, depois para o CCB, e terminou nos irresistíveis Pastéis de Belém. Um passeio que eu gosto muito.
Deixo-vos com algumas fotos.





sábado, 4 de agosto de 2012

Passeio pela Baixa

Durante este fim-de-semana vou ter a companhia do BF, e a tarde de hoje foi passada na baixa, com passeios pelos principais pontos turísticos, e também com passagens consumistas pelas lojas. Já tinha saudades de passear pela Baixa/Chiado e arredores.